• Início
  • A Clínica
  • Corpo Clínico
  • Exames
  • Localização
  • Fale Conosco

UNINEURO

Unidade de Neurologia e Psiquiatria do DF

Feeds:
Posts
Comentários

Drogas: Dependência, Tratamento, Reabilitação e Internação

Quarta-feira,2 Julho, 2008 por Clínica Unineuro

Clinica Psiquiatria,Neurologia, Psicologia localizada em Taguatinga, Brasília, Distrito Federal, DF. Na QNC 15, Hospital Anchieta, 8o. Andar, Salas 807-808.

O Relatório Mundial sobre Drogas de 2008 informa que o Brasil tem cerca de 870 mil usuários de cocaína e que o consumo aumentou de 0,4% para 0,7% entre pessoas de 12 a 65 anos, no período entre 2001 e 2004, o equivale a créscimo de cerca de 75%. O Brasil é o segundo maior mercado das Américas, com 870 mil usuários, atrás apenas dos Estados Unidos, com cerca de seis milhões de consumidores.

O consumo de maconha subiu de 1% para 2,6%, o maior aumento da América Latina no período entre 2001 e 2005, cerca de 160% de acréscimo. A ONU não dispõe de dados específicos sobre o ecstasy mas, com base no crescente número de apreensões realizadas no país, indica também um crescimento do consumo.(Fonte: O Globo Online).

Drogas-Brasil-Uso-Dependencia

(Fonte: O Globo Online)

O consumo de drogas é um problema de saúde pública, cabe portanto esclarecer sobre:

Dependência “química” de drogas: Conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após repetido consumo de uma substância psicoativa, tipicamente associado ao desejo poderoso de tomar a droga, à dificuldade de controlar o consumo, à utilização persistente apesar das suas conseqüências nefastas, a uma maior prioridade dada ao uso da droga em detrimento de outras atividades e obrigações, a um aumento da tolerância pela droga e por vezes, a um estado de abstinência física.

A síndrome de dependência pode dizer respeito a uma substância psicoativa específica (por exemplo, o fumo, o álcool ou o diazepam), a uma categoria de substâncias psicoativas (por exemplo, substâncias opiáceas) ou a um conjunto mais vasto de substâncias farmacologicamente diferentes.

Tratamento da síndrome de dependência: Realizado por médico psiquiatra e equipe multidisciplinar para dar suporte aos diversos aspectos que envolvem o uso da droga. Inclui:

  • Medicamentos específicos para reduzir o uso da droga.
  • Medicamentos para tratar comorbidades.
  • Exames clínicos e laboratoriais para avaliar o estado do indivíduo.
  • Intervenções sociais.
  • Psicoterapia. Sendo que a forma mais eficiente de intervenção psicológica na dependência química é a psicoterapia de grupo, como os Alcóolicos Anônimos eNarcóticos Anônimos.

Reabilitação: Termo utilizado para definir o processo de retorno a uma vida social sem uso de drogas.

Internação: A internação é um aspecto extremo, devendo ser utilizado em casos onde o indivíduo coloca em risco a sua vida ou a de terceiros. A internação involuntária geralmente é muito pouco efetiva no tratamento de longo prazo, ou seja, se o indivíduo dependente não se comprometer com o tratamento é muito difícil que este funcione.

Dr. José Hamilton Vargas
Médico Psiquiatra
Brasilia Taguatinga Distrito Federal DF

Publicado em Alcool e Drogas, Psiquiatria | Tagged brasília, clínica, df, drogas, médico, psicólogo, Psiquiatria, psiquiatrica, taguatinga, tratamento de dependencia | Sem comentários ainda

  • A Clinica

    A UNINEURO foi fundada com o objetivo de prestar atendimento especializado e de qualidade nas áreas de Neurologia, Psiquiatria, Reumatologia e Psicologia.
  • Especialidades

    NEUROLOGIA PSIQUIATRIA REUMATOLOGIA PSICOLOGIA FISIOTERAPIA
  • Exames

    ELETROENCEFALOGRAMA ELETRONEUROMIOGRAFIA POTENCIAIS EVOCADOS DOPPLER DE CARÓTIDAS DOPPLER DE VERTEBRAIS P-300
  • Endereço

    Centro de Excelência Hospital Anchieta, 8o Andar, Salas 807/808, Taguatinga, Distrito Federal.
  • Marcação de Consultas e Exames

    Tel: (61) 3562-3568
  • Últimos artigos e notícias

    • Tratamento da depressão | Psiquiatra DF
    • Doppler de Carótidas e Vertebrais – DF
    • Eletroencefalograma (EEG) / Brasília – DF
    • Transtorno explosivo intermitente: diagnóstico e tratamento DF
    • Como finalmente parar de fumar DF

Blog no WordPress.com.

Tema: Mistylook por Sadish.