PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE

TDAH - Um alerta aos Pais

  • Categoria: Notícias
  • Escrito por Graciela Matos - Entrevista com Dra. Glaucia Oliveira

O que é TDAH?

            O Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade é um distúrbio que acomete um pequeno número de crianças, que tem como principal causa a genética, mas também social, ambiental e biológica.

Como é possível reconhecer os sintomas do TDAH?

           É importante observar bem os pequenos e ficar atentos às queixas escolares e o comportamento em família. Analisar se os sintomas são persistentes, intensos e presentes nos diferentes ambientes que a criança está inserida.

Quais sintomas mais comuns para observação?

            A criança pode apresentar sintomas de hiperatividade, déficit de atenção (atenção/capacidade de concentração limitada) e/ou impulsividade. Lembrando que tais características podem estar presentes na população como um todo, em menor ou maior frequência, e, não necessariamente, trata-se de TDAH. Por isso, a necessidade de buscar uma opinião neurológica a respeito de cada caso.

Quais os problemas que este transtorno pode ocasionar?

O TDAH pode contribuir para baixa autoestima, relacionamentos conturbados, dificuldades na escola ou trabalho.

Somente acomete crianças, ou adultos também podem ser diagnosticados?

            Sim, podem! Pesquisas mostram que, em média, 67% de crianças diagnosticadas continuam tendo os sintomas na fase adulta, interferindo na vida social, profissional e afetiva.

Qual profissional está habilitado para fornecer o diagnóstico correto e tratamento?

           O diagnóstico é feito pelo médico neurologista, neuropediatra ou psiquiatra. Porém o tratamento correto é dado por uma equipe multidisciplinar, composta pelo neurologista ou neuropediatra (no caso de crianças), psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos.

Dor Lombar

  • Categoria: Notícias
  • Escrito por Dr. William Quirino - Graciela Matos

Provavelmente você já sentiu ou conhece alguém que sentiu dor nas costas, essa é uma queixa muito comum na população adulta em todo o mundo. Ela têm diversas origens, dentre as quais má postura, obesidade e até mesmo o envelhecimento.

Esta semana conversamos com Dr. William Quirino, médico neurocirurgião da Unineuro, para tirar dúvidas sobre a Dor Lombar.

O que é a dor lombar e quais são suas causas?

Dor lombar é a dor que se manifesta nas costas em sua porção mais inferior, podendo ou não esta dor irradiar-se para os membros inferiores. É causada principalmente pela sobrecarga da coluna devido a má-postura, lesões prévias ou pelo desgaste natural inerente ao envelhecimento.

Como se manifesta?

Ela pode se manifestar de duas formas: aguda e crônica. A forma aguda da dor lombar geralmente ocorre após algum traumatismo na região ou esforço físico de maior vigor que sobrecarregue as costas. A dor lombar crônica se instala de maneira gradual, insidiosa, geralmente de maneira intermitente, com períodos de menor ou maior exacerbação.

Como evitar que uma lombalgia aguda se torne crônica?

A melhor maneira de evitar essa progressão é através do diagnóstico correto da causa da dor e a realização do tratamento adequado. O diagnóstico precoce auxilia na instalação rápida das medidas terapêuticas, prevenindo o agravamento e a progressão da dor lombar. Isto evita inclusive, a necessidade de intervenção cirúrgica, reservada aos casos de maior gravidade.

Como combater a dor lombar?

A melhor maneira de se combater a dor lombar é através da manutenção de uma postura correta, seja durante o trabalho, na realização de exercícios físicos ou nas tarefas domésticas em geral. Nos casos em que a dor se manifeste de forte intensidade é mandatório que o paciente procure um médico neurocirurgião, para que seja feito o adequado controle da dor e a avaliação de possíveis lesões que podem ser tratadas.

Conheça mais sobre Dr. William Quirino:

O Dr. William Antônio Quirino é médico neurocirurgião, com foco de atuação nas doenças neurológicas, sejam elas do crânio, da coluna ou dos nervos periféricos. 

Enxaqueca e risco de AVC

  • Categoria: Notícias
  • Escrito por Luciana Bello Portela

 

A migrânea (enxaqueca) é a mais comum desordem neurológica afetando 10-15% da população adulta. É uma cefaleia primária de alta prevalência que acomete mais mulheres do que homens na proporção de 05 mulheres para 01 homem podendo se iniciar em qualquer idade.

O infarto migranoso é definido como AVC (acidente vascular cerebral que ocorre durante um ataque de migrânea com aura na qual a aura persiste por mais de 60 minutos). Aura refere-se às sensações que a pessoa geralmente apresenta antes da dor iniciar. A aura visual, que pode se apresentar como pontos luminosos e/ou perda visual, é o sintoma mais frequente, seguida de disfunção sensitiva e afasia (dificuldade para falar ou compreender).

A relação entre migrânea e AVC ainda não é bem compreendida. Pode ser que seja consequência de um fator comum. E não que um seja a causa do outro. É necessário investigar fatores de risco para tais patologias e afastar a combinação perigosa entre o tabagismo, uso de anticoncepcional oral e a enxaqueca. Existem mais fatores associados como anormalidades de coagulação, anormalidades cardíacas, alterações genéticas que estão presentes em pacientes com enxaqueca e são fatores de risco para o AVC.

O importante é que mulheres que tiveram o primeiro episódio de enxaqueca com aura devem procurar um neurologista para realizar a investigação e o tratamento adequado evitando o acidente vascular cerebral isquêmico e prejuízo à qualidade de vida que essas duas patologias podem determinar.

 

Unineuro chega ao Hospital Santa Marta

  • Categoria: Notícias
  • Escrito por Graciela Matos

Com muita satisfação realizamos no dia 31/05/2016 a inauguração de nossa unidade no Hospital Santa Marta. O evento contou com a participação da diretoria do hospital e do padre Durvando Porto – OCS, que abençoou a nossa clínica, nossos colaboradores e os pacientes atendidos por nós.

Tivemos ainda a ilustre presença da cantora Brícia Helen, que participou da última edição do The Voice Brasil, da TV Globo. Ela cantou para os nossos convidados mostrando toda a sua versatilidade, interpretando sucessos nacionais e internacionais. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para ver mais fotos de como foi nosso evento clique aqui.

Unineuro | website desenvolvido pela Telefone: (61) 3562-3568