PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE

Dor Lombar

  • Categoria: Notícias
  • Escrito por Dr. William Quirino - Graciela Matos

Provavelmente você já sentiu ou conhece alguém que sentiu dor nas costas, essa é uma queixa muito comum na população adulta em todo o mundo. Ela têm diversas origens, dentre as quais má postura, obesidade e até mesmo o envelhecimento.

Esta semana conversamos com Dr. William Quirino, médico neurocirurgião da Unineuro, para tirar dúvidas sobre a Dor Lombar.

O que é a dor lombar e quais são suas causas?

Dor lombar é a dor que se manifesta nas costas em sua porção mais inferior, podendo ou não esta dor irradiar-se para os membros inferiores. É causada principalmente pela sobrecarga da coluna devido a má-postura, lesões prévias ou pelo desgaste natural inerente ao envelhecimento.

Como se manifesta?

Ela pode se manifestar de duas formas: aguda e crônica. A forma aguda da dor lombar geralmente ocorre após algum traumatismo na região ou esforço físico de maior vigor que sobrecarregue as costas. A dor lombar crônica se instala de maneira gradual, insidiosa, geralmente de maneira intermitente, com períodos de menor ou maior exacerbação.

Como evitar que uma lombalgia aguda se torne crônica?

A melhor maneira de evitar essa progressão é através do diagnóstico correto da causa da dor e a realização do tratamento adequado. O diagnóstico precoce auxilia na instalação rápida das medidas terapêuticas, prevenindo o agravamento e a progressão da dor lombar. Isto evita inclusive, a necessidade de intervenção cirúrgica, reservada aos casos de maior gravidade.

Como combater a dor lombar?

A melhor maneira de se combater a dor lombar é através da manutenção de uma postura correta, seja durante o trabalho, na realização de exercícios físicos ou nas tarefas domésticas em geral. Nos casos em que a dor se manifeste de forte intensidade é mandatório que o paciente procure um médico neurocirurgião, para que seja feito o adequado controle da dor e a avaliação de possíveis lesões que podem ser tratadas.

Conheça mais sobre Dr. William Quirino:

O Dr. William Antônio Quirino é médico neurocirurgião, com foco de atuação nas doenças neurológicas, sejam elas do crânio, da coluna ou dos nervos periféricos. 

Unineuro | website desenvolvido pela Telefone: (61) 3562-3568