fbpx
Ambulatório Unineuro de Neuroreabilitação

A Saúde está em constante evolução para possibilitar melhor qualidade de vida às pessoas. A Unineuro está sempre alinhada com este princípio, a fim de que seus pacientes possam desfrutar do que há de mais atualizado em atendimento e tratamento. É por isso que desenvolvemos mais uma iniciativa inovadora, com a implementação do Ambulatório Unineuro de Neuroreabilitação com uso da Toxina Botulínica.

O emprego da Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica Tipo A (TBA) já é bem conhecida em diversos usos na medicina, por sua capacidade de atuar diretamente no músculo, bloqueando a liberação da acetilcolina (neurotransmissor responsável por sinalizar que o mesmo deve contrair). Isto deixa o músculo relaxado, auxiliando no tratamento da reabilitação motora, permitindo o tratamento dos distúrbios de movimento, como nos casos de espasticidade (rigidez muscular), blefaroespasmo (espasmo da pálpebra), espasmo hemifacial (contrações involuntárias dos músculos da face), torcicolo espasmódico, e também para enxaqueca não responsiva ao uso das medicações tradicionais. Há ainda o uso para diminuição da sialorréia, bruxismo, alguns tipos de dor crônica e até mesmo para hiperidrose axilar.

Indicações mais frequentes

- Sequelas de AVC (Derrame);

- Sequelas de TCE (Trauma crânio encefálico) e TRM (Trauma raquimedular – lesão na medula), que causam espasticidade;

- Distonias (Espasmo Hemifacial, Blefaroespasmo, torcicolo espasmódico, entre outros), pois causam movimentos anormais;

- “Tics” motores (intratáveis clinicamente, ex: pixar excessivo);

- Paralisia Cerebral;

- Alguns distúrbios do movimento ligados a Doença de Parkinson ou Parkinsonismo, Esclerose Múltipla e Doenças Degenerativas ou Genéticas;

- Enxaqueca.

Medicina e fisioterapia

O tratamento com Toxina Botulínica, aliado à fisioterapia, proporciona ganhos maiores na recuperação funcional motora, pois facilita o movimento ativo das articulações, atua no desequilíbrio entre os músculos e podem aperfeiçoar o controle, aumentando a força e a resistência. O fisioterapeuta pode ainda atuar, identificando quais músculos ou grupo muscular interfere na funcionalidade do movimento, tornando mais eficaz os locais de aplicação da toxina. Enfim, uma ação cooperada com muitos ganhos para o paciente.

Efeitos e benefícios

A Toxina Botulínica Tipo A possibilitou novas perspectivas no ramo da reabilitação neurológica, proporcionando uma vida mais ativa e produtiva aos pacientes que, em outros tempos, seriam permanentemente considerados incapazes. Os efeitos vão desde melhora da postura, do equilíbrio, da qualidade do sono, na diminuição da dor, bem como facilitar atividades cotidianas como a higienização, a alimentação e se vestir. Após a aplicação, a toxina difunde-se pelos músculos e outros tecidos. O efeito da medicação inicia em 3 a 7 dias e dura entre 3 e 6 meses.

Como proceder

Para saber se você, um familiar ou conhecido tem indicação do uso de Toxina Botulínica, converse com seu médico. Importante lembrar que segundo normatização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a maioria dos procedimentos de aplicação da toxina é coberto pelos planos de saúde regulamentados e está devidamente identificada no Rol de Procedimentos da ANS.

O Ambulatório Unineuro de Neuroreabilitação funciona mediante agendamento prévio com um médico especialista, que avalia caso-a-caso a necessidade de uso da toxina, para posterior aplicação e acompanhamento.

×
Central de Agendamento!