Punção Lombar
A punção lombar é um procedimento médico utilizado para o diagnóstico de enfermidades neurológicas. Isso inclui doenças inflamatórias, infecciosas, degenerativas, metabólicas, imunológicas e autoimunes, além de ser o único método ambulatorial que permite verificar a pressão intracraniana com precisão. Hidrocefalias, Neuropatias, Cefaleias e Vertigens Cronificadas, Esclerose Múltipla, Demências e Epilepsias compõem algumas das indicações da punção lombar como ferramenta de pesquisa diagnóstica diferencial. É um método de investigação sem substituto. Na UNINEURO, é executado de modo simples, rápido e conta com bloqueio anestésico local, impedindo sofrimento ao paciente.
Orientações para o dia do Exame:
Tomar banho com sabonete de coco lavando principalmente na área lombar.
Homens devem comparecer com camisa de botões para facilitar o despir e o vestir.
Mulheres devem comparecer de calça e camisa pelo mesmo motivo (evitar vestidos).
É necessário estar acompanhado de um familiar ou pessoa conhecida que lhe sirva de motorista para se deslocar para casa (na sala de punção, entrará somente o paciente).
Deve ir ao banheiro e forçar as eliminações fisiológicas 20 min antes do procedimento.
Caso o Plano de Saúde não trabalhe com os laboratórios CRM-Liquor ou Sabin, o paciente deverá trazer pequena caixa de isopor com gelo para levar o material até o laboratório referenciado para seu Convênio (confirmar antes do dia agendado para o procedimento).
Depois do procedimento, é recomendado 4 dias de repouso, sem esforço físico, sem longos períodos em pé, sem dirigir.
Trazer o pedido médico, identidade e carteirinha do convênio.