O que é TDAH?
O Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade é um distúrbio que acomete um pequeno número de crianças, que tem como principal causa a genética, mas também social, ambiental e biológica.
Como é possível reconhecer os sintomas do TDAH?
É importante observar bem os pequenos e ficar atentos às queixas escolares e o comportamento em família. Analisar se os sintomas são persistentes, intensos e presentes nos diferentes ambientes que a criança está inserida.
Quais sintomas mais comuns para observação?
A criança pode apresentar sintomas de hiperatividade, déficit de atenção (atenção/capacidade de concentração limitada) e/ou impulsividade. Lembrando que tais características podem estar presentes na população como um todo, em menor ou maior frequência, e, não necessariamente, trata-se de TDAH. Por isso, a necessidade de buscar uma opinião neurológica a respeito de cada caso.
Quais os problemas que este transtorno pode ocasionar?
O TDAH pode contribuir para baixa autoestima, relacionamentos conturbados, dificuldades na escola ou trabalho.
Somente acomete crianças, ou adultos também podem ser diagnosticados?
Sim, podem! Pesquisas mostram que, em média, 67% de crianças diagnosticadas continuam tendo os sintomas na fase adulta, interferindo na vida social, profissional e afetiva.
Qual profissional está habilitado para fornecer o diagnóstico correto e tratamento?
O diagnóstico é feito pelo médico neurologista, neuropediatra ou psiquiatra. Porém o tratamento correto é dado por uma equipe multidisciplinar, composta pelo neurologista ou neuropediatra (no caso de crianças), psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos.
Escrito por Graciela Matos – Entrevista com Dra. Glaucia Oliveira