O EEG, ou eletroencefalograma, é um exame que registra a atividade elétrica do cérebro e capta os padrões das ondas cerebrais. Em geral, nosso cérebro apresenta certos tipos de ondas quando estamos acordados, dormindo, ou realizando atividades específicas. No entanto, algumas condições de saúde podem alterar esses padrões, gerando sinais incomuns.
Seu médico pode pedir um EEG para ajudar a diagnosticar uma condição cerebral ou para obter mais informações sobre um problema já conhecido. Isso pode ser recomendado, por exemplo, se você tiver crises epilépticas, convulsões, desmaios ou lapsos de consciência. Também pode ser solicitado em casos de dificuldade com atenção, memória ou sono, ou se houver suspeita de lesão cerebral (como AVC ou trauma), inflamação no cérebro (encefalite), tumor, ou se você passar por uma cirurgia cerebral. Além disso, um EEG pode ser usado para avaliar a atividade cerebral de pacientes em coma. Vale lembrar que o EEG não mede inteligência e não serve para diagnosticar deficiências mentais.
No início do exame, um(a) técnico(a) colocará pequenos eletrodos no seu couro cabeludo, usando uma pasta especial. Esses eletrodos estarão conectados a fios que vão até um computador, onde sua atividade cerebral será registrada.
Depois que os eletrodos forem colocados, você se deitará em uma cama e precisará ficar quieto, de olhos fechados. O(a) técnico(a) pode pedir que você realize algumas tarefas, como abrir e fechar os olhos, olhar para uma luz que pisca ou respirar de forma mais rápida e profunda.
O exame de EEG em si dura cerca de 30 minutos, todo o processo, MAS conforme o pedido médico pode levar de 40min até 2h, chama-se EEG PROLONGADO.
Após o exame, o(a) técnico(a) removerá os eletrodos, e você poderá lavar ou limpar a cabeça no banheiro para retirar qualquer resíduo da pasta usada. Em seguida, você pode retomar suas atividades normais. No entanto, se foi orientado a dormir pouco na noite anterior, evite dirigir ou operar máquinas. Caso precise, você pode pedir um atestado de comparecimento.
O exame é seguro e não dói.
No caso de pessoas com epilepsia ou outra condição com crises, os estímulos realizados durante o exame, como olhar para a luz que pisca e a respiração rápida podem desencadear uma crise. A equipe está capacitada para o manejo necessário se isso ocorrer.
O exame será analisado por um médico especializado (neurofisiologista), que fará um laudo para o seu médico solicitante do exame. O resultado não fica pronto na hora, e no dia do exame você será informado sobre a data provável para buscar o laudo. Você ou um responsável deverá retirar o resultado na unidade que foi realizado o EE (Anchieta ou Asa Sul).
Nesses casos especiais, o EEG é feito em um consultório mais reservado e tranquilo, para reduzir o estresse e agitação das crianças. Contamos com uma equipe preparada para esse tipo de atendimento, e o tempo do exame é ajustado para ser mais longo, permitindo que os responsáveis façam os bebês dormirem. Um dia antes do exame, entramos em contato para confirmar o exame e fornecer todas as informações e ajustes necessários para realizar o EEG durante o sono.
Unidade Anchieta
Área Especial, St. C Norte Lote 08, 09, 10, – Taguatinga Norte sala 608-614 – Taguatinga, Brasília – DF, 72115-700
Horário de funcionamento
Segunda à sexta (08h às 22h) | Sábado (8h às 12h)
Telefone
(61) 3562-3568
WhatsApp
(61) 9 9240-7070
Unidade Asa Sul
SHLS 716 Conjunto A bloco B sala 516
Asa Sul CEP 70390-906
Horário de funcionamento
Segunda à sexta (08h às 18h)
Telefone
(61) 3562-3568
WhatsApp
(61) 9 9886-9904
Somos uma clínica fundada há 19 anos, visando prestar o melhor atendimento neurológico especializado e humanizado de Brasília. Hoje, nos tornamos referência no estado.